Pr. Elizeu Rodrigues Os dons do Espírito Santo cessaram

Pr. Elizeu Rodrigues Os dons do Espírito Santo cessaram É um bom dia na graça e na paz de Jesus eu sou o pastor César Cavalcante E mais uma vez para a glória de Deus está no ar mais uma edição do debate da Rádio Musical FM nós vamos juntos até o final dessa programação que Deus nos ajude temos um bom programa que o Espírito Santo trabalho na minha na sua nas nossas vidas que juntos eu e você exaltemos e glorificamos o nome do senhor porque ele é bom porque a sua misericórdia dura para sempre na técnica do programa daqui odone e.

Pr. Elizeu Rodrigues Os dons do Espírito Santo cessaram

Esse debate Na sempre bastante aguardado porque o um dos debatedores era muito pedido para vem participar aqui do debate Mas por que não mora em São Paulo no Estado de São Paulo mas no Estado de Goiás ficou difícil mas hoje o senhor preparou aí essa esse encontro então estamos recebendo hoje aqui o pastor Elizeu Rodrigues e o pastor Isaque Pereira a primeira vez possui Viseu eu fiz aqui com a gente o privilégio recebeu também e o tema é os dons do Espírito Santo cessaram e aí qual a tua.

Opinião os dons do Espírito Santo cessaram ou estão vigentes quem entende que os dons cessaram são chamados de cessacionistas creme que cessaram os dons do primeiro século e quem crer que os dons continuam são chamados de continuístas né Então temos aqui um pastor continue seu pastor Elizeu Rodrigues e um pastor se acionista pastor pastor Isaque Pereira que vem aqui com o novo modelo 2023 já o cavanhaque estilizado tipo.

Homem de Ferro tá tudo mais sejam França France chefe tomou na técnica do programa ataque odone e vamos lá pastor Elizeu da Assembleia de Deus em Goiânia formado em Teologia avançada no Instituto seiva graduando em Teologia bíblica pela FPS a seminarista pela Fatalidade facep o camp e também escritor pregador do Evangelho e vai lançar um livro top aí que eu me mandou antes aí sobre Gênesis muito.

Legal bem vindo com a primeira vez aqui para sua visão privilégio cara obrigado pastor César prazer pastor Isaque e todos os irmãos todos os irmãos que estamos assistindo e nos ouvirem Amém com a gente também aqui no programa Pastor Isaque Pereira da Igreja Batista Redenção responsável ali naquela igreja pelo Ministério de Ensino Infantil e evangelização de crianças é formado em estudos teológicos pelo Centro presbiteriano de pós-graduação Andrew Jumper em São Paulo atualmente cursa.

Mestrado em Novo Testamento tem formação em direito ele é advogado pela Universidade Paulista de São Paulo tem especialização em Direito Civil processual e também é pela Escola Paulista de Direito tem essa formação o saque também é advogado militante na área Cível imobiliário família bem vindo aqui mais uma vez meu irmão e obrigado pastor César traseiro pastor Elizeu chamar de Elias em já é promover ele é.

Um prazer conhecer pessoalmente esse assunto é um assunto muito importante muito relevante para a igreja nos dias atuais tenho certeza que será de grande esclarecimento para todos a regra da casa é da casa é Clara quem é estreia fica fica por último Então pastor Isaque voz é o tema da pergunta para você os dons do Espírito Santo você sabe não tá bom É porque ele vai dizer não também você se situa Essa é porque assim irmãos.

É muitas pessoas para para tentar refutar o sensacionismo criam aí O Espantalho né aqui os espírito santo não está mais atuando a gente é sempre tem que começar o debate falando que o sensacionismo não é a por mais que alguns são poucos e a creio que todos os dons e Sara são radicais e estão errados por pensarem assim mas o Que Nós cremos o cessacionismo a correto bíblico ele ver olha para os dons a o que nós chamamos de dons extraordinários ou eu prefiro dizer os dons de sinais mas esse.

Termo é comum a Bíblia esses dons de sinais a saber profecia apostolado curas Milagres e línguas esses dons encerraram ali com o ministério apostólico indo aí um pouco além de não no início da igreja eu trouxe aqui quatro argumentos favoráveis ao cessacionismo e vou discorrer acerca deles ao longo do debate mostrando aqui os textos bíblicos A que favorecem a crença do sensacionismo Portanto o cessacionismo é.

A crença a Bíblia que afirma o desaparecimento de alguns dons os dons de sinais ou chá e vamos extraordinários partir do fim da área da o fim da era Apostólica porque principalmente porque atingiram o seu propósitos nós podemos ver lá já em abril os dois três e quatro e o propósito era autenticar a messianidade de Cristo EA sua mensagem e também a autoridade Apostólica é você coloca Apóstolo como um dom espiritual é.

Isso então é porque está lá em primeiro aos Coríntios 12 o apostolado e os profetas não obstante também está lá nos dons ministeriais de Efésios 4 mas em Coríntios 12 fala de aflalo como Tom se alguém Gummy tal e é aquela história nem todo não é o ministério mas todo Ministério vem a partir de um dom Ok pastor Elizeu fazer a pergunta do tema para ser começar se situa no desse aí a sua opinião desse tema os dons espírito do espírito santo cessaram não os dons.

Do Espírito Santo não cessaram até porque a Bíblia não faz a diferença entre o ordinário eo extraordinário o cessacionismo faz esse essa diferenciação para aparecer bíblica mas o cessacionismo não é uma crença bíblica são ideais através da até da história da igreja na diminuição de alguns dons pela falta de incentivo e desobediência as escrituras pois ela manda buscar os dons desejar os dons e não deixar o do morrer através das escrituras em nenhum momento.

    Novo Testamento afirma que os dons cessaram Ou que os nossos cessariam antes da vinda do Senhor Jesus

    Pastor Isaque ou sociais o primeiro argumento favorável ao cessacionistas e não precisam prestar bem atenção em três períodos da história somente em três períodos da história um quarto a divisão mas somente em três períodos da história a a operação de Milagres foi superabundante por dizer assim a na época de Moisés na época de Elias e Eliseu bom e na época de Jesus e dos.

    Apóstolos porque isso a fim de autenticar Deus estava ali revelando a sua palavra por meio desses homens revelando na boca desses homens a sua palavra então iniciando ali por Moisés obviamente indiscutível Ofício Profético de Moisés a passando pela pelo início dos Profetas do Antigo Testamento com Elias e Eliseu e assim e eles dando autoridade para os seus sucessores a isso precisava ser.

    Autentificado com Milagres e sinais a coisas indizíveis miraculosos não era algo banal mas coisas que deixavam as pessoas estupefatos e na época de Jesus obviamente para mostrar que a mensagem que Jesus trazia venha do pai e ele era altenticado isso com a os anos esse João 6 nós temos a questão de Elias Eliseu em primeira reis 18 Oi Moisés de Josué em Êxodo 4 isso tudo com.

    O objetivo de mostrar a que o que aqueles homens estavam falando vendo do próprio Deus quando quando a nós temos encerrada escritura e o que vou partir para um outro argumento mas quando nós temos encerrada escritura esse momento de Revelação divina ele ele encerra Ele termina portanto portanto nós temos a na palavra de Deus tudo que precisamos toda a verdade revelada tudo que precisamos para fé para salvação e para Piedade.

    Então primeiro argumento aqui em favor do sensacionismo é que esses três momentos únicos na história um quarto admir na manifestação do anticristo mas nesses três momentos na história tem esse objetivo nós podemos ver isso em Atos 2 22 a Jesus varão aprovado por Deus diante de vós com milagres prodígios os sinais Atos 14 os apóstolos a Paulo e Barnabé ficaram ali o qual confirmavam o senhor confirmava a palavra da sua graça concedendo que por.

    Não deles se fizessem sinais e prodígios e Hebreus 2 3 já citado aqui dando Deus testemunho juntamente com eles por sinais prodígios e vários Milagres e por distribuição do Espírito Santo segundo a sua vontade ok pastor Elizeu os dons não foram biblicamente reduzidos a categoria de validação a um texto que poderia ser mais forte para o argumento se acionista tá Hebreus Capítulo 2 Versículo 3 sendo.

    Assim como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos uma salvação tão grande primeiro o próprio Senhor Jesus anunciou essa salvação como bem disse o pastor Isaque e depois aqueles que a ouviram nos me falaram que ela é verdadeira os apóstolos ao mesmo tempo enquanto eles pregavam a mensagem aprendida com Cristo Jesus ao mesmo tempo enquanto pregavam por meio de.

    Sinais de poder maravilhas é muitos tipos de Milagres Deus Confirmou o testemunho deles e de acordo com a sua vontade distribuiu também os dons do Espírito Santo já é uma categoria diferente os sinais e milagres operados pelos Apóstolos concordo com pastor biblicamente estão validando a mensagem deles nos sinais muitos tipos de Milagres mas como o tema.

    É os dons do Espírito Santo cessado o espírito os dons do Espírito Santo cessaram Veja a continuação do texto e de acordo com a sua vontade Essa é a mesma expressão usada em primeiros Coríntios Capítulo 12 ele distribuiu os dons do Espírito Santo o fato do verbo está conjugado do passado não quer dizer que ele fez não faz mais o verbo conjugado no passado que ele fez Está simplesmente dizendo que aconteceu está teste ficando algo que aconteceu então o papel singular dos Milagres não foi apenas que ele denunciar o mensageiro ungido senão Jesus faria um milagre na.

    Frente de Herodes Lucas 23 8 quando erótico desejo segundo lugar se fosse apenas para

    Agradecer a Jesus não diriam que diz em João 14:12 que aquele que crer nele não apenas Apóstolos Faria obras que ele faz e até maiores que lado no sentido de alcance não essência e natureza agora os exemplos que o pastor citou aqui que vem da teoria de uau fio de sobre os 3 maiores momentos de milagres da Bíblia.

    Oi Moisés Josué O Elias Eliseu Jesus e os apóstolos e os textos que o pastor citou foram milagres de validação quando a palavra estava sendo anunciada a descrentes Moisés diante de Faraó eles gente dos Profetas de Baal e Jesus e Apóstolos diante de juDeus que não acreditavam que ele não Messias o salvador o filho de Deus ali dose de autenticação validação de que a mensagem.

    É verdadeira diante de Credo Chico mas os dons espirituais na primeira carta aos Coríntios é para edificação da igreja primeiros coríntios 11 18 quando vos ajuntais na igreja 1228 a luz Deus pois na igreja 1419 antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência 1426 que fareis irmãos quando vos ajuntais cada um tem salmo doutrina da Revelação a língua interpretação faça-se tudo para edificação e não para.

    Autenticação porque aí Esse é um aglomerado de que suas roupas que precisam de Milagres para autenticar a mensagem pregada Ok vamos utilizar essa questão antes de eu apresentar meu segundo argumento aqui essa questão do de verificar sinais para que se Creia né isso de fato é um uma característica dos incrédulos Jesus até a rechaçou os juDeus aos fariseus porque queria um sinal e Jesus e só não vai ser dado nenhum sinal não ser o do profeta Jonas.

    A vocês então essa essa vontade essa gana por por Milagres por sinais isso tudo a advém de um coração incrédulo não obstante não obstante há vários relatos onde Jesus reforma realiza Milagres terminar dizendo e as pessoas creram na sua mensagem creram que ele era o filho de Deus creram há a partir de vendo o que ele disse eu falava com autoridade aquilo estava sendo autenticada não era só algo da sua boca viram que ele.

    Realmente era o filho de Deus mas o segundo argumento aqui e aqui talvez alguns Alguns continue SUS a acreditem ou tem os seus argumentos para para concordar um pouco comigo porque cremos todos que a bíblia é suficiente para a vida do crente para salvação e Deus não está mais revelando na sua vontade a do modo como revelou nas escrituras e uma vez encerrado o cano nós devemos respeitá-lo Como regra de fé e prática em nada que venha fora disso depois disso Além disso deve ser considerado.

    Antes pode mo deve ser naquela época naqueles correntes especialmente deveria ser a os correntes e de todos os profetas do Antigo Testamento também não dá para dizer que existem diferenças aí porque a profecia naquela época era para ser julgada conforme o próprio texto de primeiro aos Coríntios 14 e ele O treze Êxodo 18 deverão ser julgados por alguns critérios aqui que não cabe dizer mas nós vemos aqui que nós somos edificados em fezes os dois 20 edificados sobre o.

    Fundamento que fundamenta é esse o fundamento dos Apóstolos e dos Profetas tão edificados nossas igrejas estão estamos edificados nós não colocamos mais nada a esse fundamento nós estamos baseados isso isso encerrou para nós nós não precisamos mais de profetas revelar a vontade de Deus hoje a palavra de Deus porque porque nós temos na escritura suficiência para nossa vídeos nós vemos em segundo a perda 13 segunda Timóteo 3 16 e 17 dizendo que o homem de Deus por.

    Meio da escritura é perfeito seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra e pela segunda de Pedro 13 diz que não tem sido doadas todas as coisas que conduzem à Vida Piedade pelo conhecimento completo daquele que nos chamou e a o que Judas 13 a a fé a fé aquecendo o composto sendo a a conteúdo da nossa fé e da nossa doutrina foi uma vez por todas entregue entregues aos santos eu queria fazer uma mensagem aqui de uma menção desculpa de Jonathan.

    Edwards falando sobre dons pessoal gosta bastante e diz que Jonathan Edwards levitou aquela coisa toda e era o David Copperfield da época você não lembra de David Copperfield não sou mais uma vez né e ele diz o seguinte os dons extraordinários foram dados para a fundação e o estabelecimento da igreja no mundo mas depois que o Canon das escrituras foi concluído EA igreja cristã foi plenamente fundada estabelecida os dons extraordinários cessaram palavra de Dona Jonathan Edwards o pastor Elizeu o pastor Isaque.

    Os números são tá legal Pastor tá o pastor Isaque cito a fé dos dois e 20 que também é um texto que é base para muitos acionistas afirmarem sobre o Ministério Profético confundindo com o dom da profecia porque a festa os dois 20 dias vocês são Edifício e estão construídos sobre o alicerce doutrinário como pastor bem disse que.

    Usa Apóstolos e profetas colocaram a pedra fundamental de ser difícil é o próprio Cristo Jesus não há nenhuma Pentecostal não há nenhum continue esta que estude a escritora sagrado que duvide disso Isso é doutrina porém mais uma vez os dons conforme o tema baseado Ou pelo menos na minha concepção a partir de um modo mais detalhado teologicamente falando da primeira carta.

    Aos Coríntios Capítulo 12 é diferente o dom da profecia primeiras Coríntios 12 13 14 de Efésios 2 20 Efésios 2 20 pastor César pastor Isaac diz que Apóstolos e profetas aqui de Efésios 2 vezes eu quero mostrar a diferença entre os profetas uma profecia de Efésios para Corinto e vou até simplificar assim aqui os apóstolos e profetas de Efésios 2 20 foram responsáveis pela base doutrinária.

    Da igreja uma vez que a pedra fundamental doutrinas foi lançada estes Apóstolos estes profetas como fundadores doutrinários Já não são mais necessários porém Romanos 12 primeiros coríntios 12 ao 14 descreve uma função importante porém não fundar e não basilar para a doutrina da igreja e eu provo a Apóstolos e profetas de Éfeso ou na carta aos Efésios que não eram da igreja.

    Em Éfeso na carta aos Efésios eles têm autoridade inquestionável tanto que seus escritos entraram no cano as profecias dos discípulos em Atos 19 discípulos de João as filhas de Filipe que profetizavam se profetizavam tem profecias Cadê as profecias dos Profetas que Cadê as profecias de Aço 19 Cadê as profecias de aros 21 das filhas de Filipe Cadê as profecias da primeira.

    Carta aos Coríntios 12 13 14 não tem por que porque não são fundamentais para a doutrina da igreja ser fundamental Não é fundamental lição B os profetas em Efésios 2 São singulares no sentido de estarem a usar os apóstolos exercendo um papel que não é encontrado em outro lugar nas cartas Paulinas é de evangelização aos gentios através da mensagem dos Profetas Cristo.

    E os apóstolos evangelizaram gente você juDeus os profetas e o dom de profecia atos e coríntios não fazem parte dessa categoria de mensagem base lá para o alcance dos objetivos conforme Paulo ensinou é fez os dois que esse é o contexto ele des gentils e juDeus estão fundamentados em uma doutrina que foi criada desde o antigo testamento pregada pelos Apóstolos profetas e apóstolos de Efésios 2.

    Compõem uma base única de Proclamação evangelística os dons de profecia primeiro aos Coríntios 12 não se baseam ao propósito evangelístico de alcançar o ímpio mas edificação da igreja porque antes apresentar aqui o terceiro e quarto argumento eu queria só em de a questão dos Profetas porque assim nós não encontramos distinção nas escrituras do Ofício de.

    Profeta em nenhum momento a eu sei que existem alguns irmãos continuem seus que creem que o profeta é aquele que fala da parte de Deus Ou aquele que fala a palavra de Deus a questão é que o profeto o que o profeta fala há na escritura o que o profeta fala é palavra de Deus inerrante É infalível não é à toa que Deus manda julgar falsos profetas Então nós não podemos olhar fazer essas distinções aqui eu fui.

    Acusado de fazer o sensacionalista acusado de fazer distinção entre dons e aí eu acuso os continentes e fazer a distinção entre os profetas mas não existe o profeta foi dado e o profeta de primeiro aos Coríntios 14 ele era necessário aquela época muito necessário e e louvado até por Paulo é porque nós não havia o cano encerrado e a igreja precisava saber como funcionar pela palavra desses homens e mulheres habilitados pelo Espírito Santo mais uma vez que o canal se ferrou a revelação de.

    Deus acabou não não existe mais necessidade para Deus revelar a sua vontade por meio da boca de ninguém porque tudo está na palavra o não tem bem essa distinção Ah mas aí o pastor Elizeu é profeta quando prega a palavra o pastor Isaac é profeta quando a pregar a palavra nós somos pastores que a partir da Revelação que temos ensinamos pregamos explicamos o texto bíblico só isso só isso já falamos da parte de Deus.

    Trazemos Revelação nova de jeito nenhum não é o meu terceiro argumento aqui em favor favorável ao o continuou Olha só ao sensação aleluias ao sensacionismo é com relação à qualidade a quantidade desses sinais a Se o Espírito Santo continua a ministrar dons miraculosos nos dias atuais seriam os mesmos da época dos Apóstolos pessoas ressuscitando Cegos de nascença vendo cochos de nascença andando mas o que nós.

    Vemos por aí a esse aqui é o argumento da parte da experiência e da história da igreja da história da experiência da igreja é que esses dons perderam por assim dizer se é que eles ainda existe perderam é a sua qualidade parece que o Espírito Santo é uma diminuída e explicando agora está curando dor na lombar depressão dor de cabeça e não está mais ressuscitando mortos não está mais curando o cego de nascença e os milagres que nós vemos no Novo.

    Testamento então a qualidade desses ditos Milagres desses e as ditas curas mostra aqui a o próprio apóstolo Paulo apóstolo Paulo vai dizer a ele que ele tinha ele era falso tinha o dom de curar e ele diz na sua na sua segunda carta de Timóteo deixei troce meu doente Mileto eu posso não porque que não curou Timóteo toma um pouco de vinho Jesus Cristo também deixou pessoas que não foram curados por causa da incredulidade deles então então vamos lá é falta de.

    Poder em Jesus não então vamos lá no Novo Testamento existem curas de doenças menores Por Exemplo do quê que Jesus curou a sogra de Pedro a dor febre é uma febre uma febre uma coisa mas vezes até um Doril separando eu comprei então na bíblia Jesus Cristo com uma mulher de uma febre Jesus Cristo por uma mulher de um ciclo menstrual muito forte em você tem o que é uma coisa menor mas veja ela sobrou tudo isso então uma que eu quero chegar assim você tá dizendo que é o continuísmo ele.

    Entende se eu continuo mesmo é fato então a qualidade dos dons ou acordado das curas caíram e aí você precisando fazer pesquisa por ele por exemplo ressurreição de mortos acontece o tempo todo na história da igreja hoje cegos enxergando acontece o tempo todo hoje aleijado andando hoje eu já vi surdo que nunca ouviu de oito anos de idade passar eu vi então é o demônio é está com vamos lá é a questão da dos.

    Milagres você mencionou ele e foram concedidos foram realizados a com fim da identificação de um de um grupo maior num pessoal maior não só para para benesse ou para o benefício ali de da sogra de Pedro ali só porque Jesus tem esse poder quais alarmes caso o testemunho é o testemunho vai sempre claro mas eu deixa eu terminar aqui com elas eu falei sobre a qualidade agora eu falar sobre a quantidade você falou ah.

    Ah tem morte ressuscitando hoje eu vou me dá o endereço daí então vamos lá aqueles do pastor de ir ok Você conhece de nome aqui da Rádio ela nasceu no dia que um carro levantou do caixão estava sendo velado e viveu vem me dá o endereço uma pessoa quatro agora Avenida Mateo Bem quatro dias quatro dias mas olha só olha só vem quis dizer amor por exemplo Isaac você dá um Google você vai achar tem um cara que levantou de morto de dentro do da o ML a.

    Quantidade Agora sim a quantidade desses Milagres desses sinais ela é diminuída a luz do que nós vemos no na nos três períodos da história que Eu mencionei foram períodos em que os milagres foram inúmeros a próprio texto a bíblico diz que se se as obras de Jesus Os Milagres de Jesus fosse fossem registrados nós temos uma biblioteca necessária para que isso acontecesse então a esse terceiro.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5jm40349VGc

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem